Atualmente, todos os boletos passaram a ter registro e são aceitos em todas as instituições bancárias, mesmo após a data de vencimento. Ou seja, qualquer boleto, desde que não esteja cancelado, poderá ser pago direto no caixa ou pelo internet Banking sem qualquer problema. O calculo de taxas de juros por atraso são feitos de forma automática na hora de pagar.
É comum que muitas pessoas acabem atrasando o pagamento de seus boletos e precisem recorrer a atualização do documento financeiro para dar continuidade à quitação. Porém, com a nova regra, todas as instituições financeiras deverão aceitar os boletos, mesmo que já estejam vencidos.
A Federação Brasileira dos Bancos – Febraban, validou junto ao Banco Central a Plataforma de Cobrança, que prevê a obrigatoriedade de registro de todos os boletos na Câmara Interbancária de Pagamentos – CIP.
Conteúdo neste post:
Atualizar Boleto Acredicoop – Solicitar 2ª Via
Mesmo sabendo das regras que citamos acima, a Acredicoop facilita a vida dos clientes e dispõe de uma página online, exclusiva para atualizar boletos ou imprimir a 2ª via.
Para ter acesso à atualização de boleto Acredicoop o cliente precisa ter o boleto vencido em mãos ou saber informar os seguintes dados:
- CPF ou CNPJ do beneficiário;
- CPF ou CNPJ do Pagador;
- Nosso Número (sem DV);
- Seu número/Número do Documento.
Boleto Acredicoop – Atualizar com a linha digitável
Sim, é possível atualizar o boleto vencido do Banco Acredicoop através da linha digitável somente. Na mesma página de atualização, há um campo específico para o cliente inserir a linha digitável do boleto vencido ou atrasado.
É importante lembrar que a atualização do boleto bancário vai contemplar os eventuais juros e multa por atraso.
Acesse https://www.acredi.coop.br/segunda-via-e-atualizacao-de-boletos para atualizar seu boleto diretamente no site da Acredicoop.
Sobre a AcrediCoop
A Cooperativa de Crédito do Norte Catarinense – Acredicoop, foi inaugurada no ano de 1999, inicialmente batizada de Creditêxtil. Começou atuando nas cidades de Blumenau e Pomerode, mais tarde expandindo para a cidade de Joinville.
Atuando há mais de 20 anos no litoral catarinense, a cooperativa possui cerca de 200 colaboradores e mais de 50 mil cooperados, contemplados com as melhores e mais modernas soluções financeiras oferecidas no mercado.
Em parceria com o Sistema Ailos, este é formado por 13 cooperativas, e conta com uma estrutura autônoma e segurança ao realizar suas operações. Juntos, eles buscam o desenvolvimento dos cooperados e toda comunidade envolvida.
Registro de Boletos: O que passa a vigorar agora?
A principal vantagem e facilidade que a nova modalidade imposta pela Febraban trouxe, foi a comodidade de não precisar mais emitir uma segunda via do boleto em atraso, visto que agora eles devem ser aceitos pelos bancos.
Sendo assim, na prática, não existe mais a necessidade de acessar as plataformas online, nem de ir à agência pedindo um novo boleto. Apenas leve o boleto atrasado a alguma agência bancária e efetue o pagamento, acrescido de juros e multa, é claro.
Porém, existem algumas questões que podem fazer o pagamento do referido boleto ser rejeitado. O preenchimento incorreto dos dados ou a falta de registro junto à CIP.
Caso você não seja o emissor do boleto e não esteja conseguindo efetuar o pagamento do documento, existem 3 (três) formas para você pagar o débito, são elas:
- Entrar em contato diretamente com o emissor do boleto para concluir a quitação do débito;
- Solicitar que o emissor faça o devido registro do boleto para que você consiga efetuar o pagamento nas agências bancárias;
- Ir diretamente à agência que emitiu o boleto e concluir o pagamento do débito por lá.
É importante ressaltar que, desde outubro de 2018, passou a ser obrigatório o registro de boletos através da Nova Plataforma de Cobrança.
Sou cooperado da AcrediCoop, como devo proceder em caso de boleto com atraso e sua atualização?
Caso você seja cooperado da AcrediCoop e emita boletos para seus clientes, é sua responsabilidade garantir que os documentos sejam devidamente registrados na CIP antes de encaminhá-los para pagamento.
Além disso, também é seu dever manter a atualização periódica dos dados cadastrais de seus clientes, pois como mencionado, não serão mais aceitos os boletos que não informarem o número do CPF ou CNPJ do pagador.
Na plataforma da AcrediCoop é possível sanar todas as dúvidas. Caso necessite, pode contar também com o atendimento SAC, através do 0800 647 2200. Há atendentes todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 06:00h às 22:00h.