Certificado de Registro e Licenciamento do veículo | como tirar segunda via

Posted by

Aqui vamos falar tudo que você precisa saber sobre o CRLV Certificado de Registro e Licenciamento do veículo e também ensinar todos os passos para tirar a segunda via de forma simples e fácil. Então, continue a leitura deste artigo e saiba mais.

A princípio, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento de porte obrigatório que comprova a regularidade do veículo perante o Departamento de Trânsito (Detran) e autoriza a sua circulação nas vias públicas.

Além disso, o CRLV contém informações sobre o veículo, como marca, modelo, cor, Ano de Fabricação e Ano-Modelo, além dos dados do proprietário e do licenciamento do veículo. De tal forma, é importante lembrar que o licenciamento é obrigatório e deve ser renovado anualmente, para que o veículo possa circular legalmente.

Certificado de Registro e Licenciamento do veículo
Certificado de Registro e Licenciamento do veículo (foto/divulgação)

Como obter o CRLV 

Nesse caso, ele pode ser obtido de forma física ou digital, por meio do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), que está disponível gratuitamente para download nas lojas de aplicativos para Android e iOS. Para ter acesso ao CRLV Digital, é necessário que o proprietário tenha uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida e esteja com a situação do veículo regularizada.

Já o processo de obtenção do CRLV é iniciado após o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Seguro Obrigatório (DPVAT) e de possíveis multas de trânsito, além da taxa de licenciamento. Após a quitação desses débitos, o proprietário deve aguardar a emissão do CRLV pelo Detran do seu estado.

Como tirar a segunda via do CRLV 

No caso de perda, roubo ou extravio do CRLV, o proprietário deve solicitar a segunda via do documento junto ao Detran, mediante o pagamento de uma taxa. Também é super importante ressaltar que o veículo não pode circular sem estar devidamente licenciado e portando o CRLV.

Para ajudar você a solicitar a segunda via de forma mais rápida e prática é só acessar esse link, assim você será direcionado a página do Detran e poderá solicitar a segunda via de forma rápida e prática. É possível também entrar em contato com a central de atendimento para tirar dúvidas. 

Central de atendimento 

[email protected]  Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 17h.

Desse modo, se você gostou de saber mais sobre o CRLV e como tirar sua segunda via, não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares que precisam dessas informações. Aliás,convidamos você para continuar navegando no nosso blog, assim você poderá conhecer outros artigos interessantes. 

Leia mais: Como Assinar Netflix via PIX ou Boleto; Veja este passo a passo

Comente sua experiencia com este cartão de crédito

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.