Felizmente, graças a tecnologia muitos brasileiros deixaram de ficar horas nas filas intermináveis dos bancos. E um dos grandes avanços tecnológicos quando o assunto é modernidade e eficiência nos Programas Sociais é o aplicativo FGTS.
Neste artigo, separamos um guia completo sobre o benefício FGTS e seu aplicativo para evitar que muitos brasileiros encarem as filas dos bancos desnecessariamente.
De fato, o intuito desse aplicativo é facilitar ao máximo a vida do trabalhador nas suas operações bancárias.
Então, vamos lá conhecer mais sobre este aplicativo FGTS e seu passo a passo para se cadastrar.
Conteúdo neste post:
O que é o benefício FGTS e quem tem direito a receber?
Antes de tudo, precisamos explicar o que significa FGTS e quem pode tem direito a este benefício.
FGTS quer dizer Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e foi criado em 1967 pelo Governo Federal a fim de proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa.
O benefício é constituído de contas vinculadas, abertas no nome do trabalhador quando o seu empregador realiza o seu primeiro depósito.
Dessa forma, o saldo da conta vinculada composto por depósitos mensais realizados pelo empregador. Isso equivale a 8,0% do salário pago ao trabalhador, além de acrescido de atualização monetária e juros.
Os beneficiários do FGTS são: trabalhadores celetistas, trabalhadores rurais, avulsos, temporários, safreiros e atletas profissionais. Além de diretores não-empregados e empregados domésticos podem fazer parte do sistema FGTS, a critério do empregador.
Por fim, o beneficiário por sacar o dinheiro depositado no FGTS em momentos e critérios estabelecidos em lei.
Quer ler mais sobre FGTS, como sacar o dinheiro e sobre o saque-aniversário? Clique aqui para leitura mais aprofundada.
O que é o aplicativo FGTS e como baixar e instalar?
Primeiramente, o aplicativo surgiu para otimizar o tempo de todo beneficiário FGTS para não precisar enfrentar filas intermináveis dos bancos a fim de informações sobre o benefício.
Todas as informações sobre o seu FGTS estão dispostas na palma da sua mão, modernizando todo o processo das contas ativas e até inativas.
Assim, para baixar o app, você pode ir ao Google Play ou no App Store e aproveitar todos os recursos que ele oferece.
No app do FGTS há muitas ferramentas disponíveis que facilitarão a vida do beneficiário e evitará que ele saia de casa sem necessidade.
Ferramentas como: consultar saques de valores liberados, enviar documentos para sacar FGTS retidos, selecionar a conta do banco que desejar receber o FGTS.
Além de consultar o saldo e extrato das contas vinculadas ao FGTS , simular o saque-aniversário disponível e consultar PIS pelo seu CPF.
Como se cadastrar no app FGTS: passo a passo
Agora que você instalou o aplicativo FGTS, precisa entender como fazer o cadastro e como usar o app.
Primeiramente, abra o aplicativo e clique na opção “Cadastre-se”.
Logo depois, preencha todos os campos solicitados como: nome completo, CPF, e-mail e data de nascimento. Lembre-se de sempre revisar antes de passar para a próxima etapa.
Em seguida, cadastre uma senha forte de 6 dígitos. Evite usar data de aniversário ou sequências que são consideradas lógicas.
Feito isso, clique no botão “Não sou um robô” para prosseguir e logo após você receberá um e-mail de confirmação de cadastro.
Abra esse e-mail e clique no link que foi enviado para você fazer o login com seu CPF e com a senha cadastrada.
Logo após, surgirão algumas perguntas e você precisa responder para verificação.
Por fim, leia as condições de uso e marque no “Li e Concordo” e depois clique em continuar.
Agora, você já está completamente habilitado para usar o aplicativo FGTS. Cabe ressaltar que você pode ter o mesmo cadastro de outros apps vinculados à Caixa.
Quais as principais ferramentas do aplicativo FGTS?
Conforme falamos acima, o aplicativo apresenta diversas funções e para te ajudar separamos algumas principais ferramentas.
1º Recurso: Meu FGTS
Essa é a principal ferramenta do seu aplicativo é o Meu FGTS. Nesse recurso, você consegue ver o saldo da sua conta se ativa ou inativa.
Além disso, você terá a opção “Saldo Total FGTS” e verá o valor disponível e os critérios para saque.
2º Recurso: Saque-aniversário FGTS
Essa opção é para quem quer sacar a parcela anual disponível de acordo com seu saldo.
Cabe ressaltar que o valor disponível refere-se a uma porcentagem de acordo com o total do saldo das contas mais uma parcela fixa.
Se você quer saber mais sobre o saque-aniversário, preparamos um artigo exclusivo sobre este tema. Clique aqui para leitura.
3º Recurso: Autorizar consultas dos bancos
Este recurso serve para que as instituições financeiras consultem seu saldo, caso elas precisem.
Informações finais sobre: Aplicativo FGTS
Em suma, esse foi o artigo sobre o app FGTS que te ajudará a evitar filas enormes nos bancos para saber informações sobre o seu benefício.
Lembrando que esse aplicativo é exclusivo seu, não passa o login e senha para terceiros.
Por fim, se você gostou dessa matéria, salve e compartilhe com aquela pessoa que precisa saber mais sobre o app FGTS.