O que fazer quando o benefício é indeferido?: confira aqui como recorrer

Posted by

De fato, é comum o INSS indeferir alguns pedidos de benefícios, mas muitas pessoas ficam sem saber o que fazer quando isso acontece. Pensando nisso, separamos este artigo O que fazer quando o benefício é indeferido, para te ajudar caso isso aconteça com você.

Há casos que o INSS entende que a pessoa não possui aquele requisito para se aposentar ou o trabalhador está capaz para trabalhar e indefere o pedido do benefício. A boa noticia é que o requerente pode recorrer da decisão da autarquia INSS.

Além disso, esse recurso pode ser feito no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa e sem a necessidade de um advogado. Abaixo mostraremos o que fazer quando o seu benefício é indeferido.

O que fazer quando seu benefício é indeferido?
Créditos: canva-pró

O que fazer quando o benefício é indeferido?

Primeiramente, cabe ressaltar que é direito de todo brasileiro na qual tem o benefício indeferido, requerer uma nova análise desse pedido de benefício.

Do indeferimento de um pedido junto ao INSS pode ser feito o recurso administrativo que terá o prazo de até 30 dias após o recebimento do aviso de indeferimento da autarquia.

Para você realizar a consulta da situação do seu benefício, se ele foi deferido ou indeferido, é muito simples. Basta você ter em mãos o número do seu benefício ou do seu CPF ou o CPF do segurado e entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135.

Além disso, você pode consultar o seu benefício no site ou pelo aplicativo Meu INSS. O app Meu INSS é uma plataforma digital que disponibiliza inúmeras informações, incluindo as informações referente à situação do seu benefício.

Dessa forma, todo brasileiro que infelizmente teve seu pedido de benefício negado pode não concordar com a decisão do INSS e recorrer da decisão. Assim, para recorrer o requerente pode seguir a via judicial, pedido administrativo ou recurso.

Recurso Administrativo do INSS

Se você teve o pedido de benefício negado pelo INSS, pode recorrer ao próprio INSS, através do recurso administrativo. Contudo, cabe ressaltar que o recurso administrativo tem o prazo máximo de trinta dias para protocolar as razões do recurso.

Esse prazo é contato a partir da data em que o requerente recebe a notícia do indeferimento no INSS.  Agora, para protocolar o recurso administrativo, você pode utilizar o aplicativo Meu INSS.

Cabe ressaltar que para ter seu pedido concedido, o requerente precisa reunir mais documentos que comprovem o seu direito para receber aquele benefício. Isso que dizer que o segurado deve apresentar razões comprovando porque discordo da decisão denegatória do INSS.

Por fim, seu recurso administrativo será enviado para Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social para o julgamento.

Informações finais sobre o artigo: O que fazer quando o benefício é indeferido?

Em suma, essas foram as informações sobre o que você pode fazer quando seu benefício for indeferido junto ao INSS.

Conforme falamos acima, o indeferimento de concessão de um benefício previdenciário é cada dia muito comum. Contudo, isso não é o fim do mundo. Basta você preparar o recurso administrativo que pode ser feito sem advogado e na sua própria casa.

Lembrando que temos no blog mais artigos sobre benefícios e auxílios para você conhecer mais sobre seus direitos. Clique aqui para leitura.

Por fim, se você gostou desse artigo, salve e compartilhe com aquela pessoa que precisa saber sobre indeferimento de benefícios.

Comente sua experiencia com este cartão de crédito

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.