Categorias: Boletos

IPTU Rio de Janeiro 2023| consultar datas, valor e segunda via

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma taxa anual que os proprietários de imóveis devem pagar à prefeitura do Rio de Janeiro. O dinheiro arrecadado é utilizado para financiar serviços públicos essenciais, como saúde, educação, segurança e saneamento básico. 

Para evitar multas e juros, é importante ficar atento aos dados de pagamento e aos valores devidos. Seja como for, aqui você aprenderá como consultar o IPTU Rio de Janeiro 2023 e como obter a segunda via do boleto.

IPTU Rio de Janeiro
IPTU Rio de Janeiro (foto/divulgação)

Como consultar o IPTU Rio de Janeiro 2023

A consulta do IPTU Rio de Janeiro 2023 pode ser feita de forma simples e rápida através do site oficial da prefeitura, que disponibiliza um sistema online para emissão de boletos e informações sobre a taxa. Para consultar o valor devido, você precisa ter em mãos o número de inscrição do imóvel ou o CPF ou CNPJ do proprietário.

Ao acessar o site, você deverá selecionar a opção “IPTU” e, em seguida, escolher a opção “2ª via de IPTU” ou “Consulta de Débitos”. Após inserir as informações solicitadas, como o número de inscrição ou CPF/CNPJ, será possível visualizar o valor do IPTU e imprimir a segunda via do boleto.

Como calcular o IPTU Rio de Janeiro 2023

O IPTU Rio de Janeiro 2023 é calculado com base no valor venal do imóvel, que é determinado pela prefeitura. Esse valor é multiplicado pela alíquota estabelecida pela legislação municipal, que varia de acordo com a localização e o tipo de imóvel. De tal forma, o valor do IPTU pode ser influenciado por outros fatores, como a área construída, o uso do imóvel e a idade da construção.

Como obter a segunda via do IPTU Rio de Janeiro 2023

Caso você perca ou não receba o boleto do IPTU Rio de Janeiro 2023 em sua residência, é possível obter a segunda via através do site oficial da prefeitura acessando esse link ou em uma das unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda. Para isso, basta informar o número de inscrição do imóvel ou o CPF/CNPJ do proprietário e selecionar a opção “2ª via de IPTU”.

Qual a data de vencimento do IPTU Rio de Janeiro 2023

A data de vencimento do IPTU Rio de Janeiro 2023 ainda não foi divulgada pela prefeitura. No entanto, é importante ficar atento aos prazos para evitar multas e juros. Normalmente, o IPTU é pago em parcela única ou em 10 parcelas, dependendo até da legislação municipal.

Como evitar multas e juros no pagamento do IPTU Rio de Janeiro 2023

Para evitar multas e juros no pagamento do IPTU Rio de Janeiro 2023, é fundamental ficar atento aos dados de vencimento e aos valores devidos. Caso não seja possível quitar a dívida de uma só vez, é possível parcelar o valor em até 10 vezes, desde que a parcela mínima seja respeitada.

Leia mais: Como Assinar Netflix via PIX ou Boleto; Veja este passo a passo

Recentes

RCL Net: 2ª Via do Boleto e Fatura (Como emitir)

A RCL Net é uma empresa de tecnologia que atua fornecendo internet banda larga para…

abril 6, 2024

Boleto WSNET – Imprimir 2ª Via da Fatura

Veja como imprimir o Boleto WSNET, ou 2ª via, e realizar o pagamento da sua…

março 27, 2024

Boleto Melnet – Imprimir 2ª Via (Porto Alegre – PR)

Para imprimir 2ª via do boleto MelNet é bem simples. Com alguns passos práticos, você…

março 15, 2024

Veja os 05 cartões de crédito para quem ganha até 01 Salário Mínimo

Será que realmente existem cartões de crédito para quem ganha até 1 salário mínimo? Acredite,…

março 13, 2024

Renegociar Fatura Claro Net – Veja como fazer!

Renegociar a fatura Claro Net é mais simples do que você imagina, e em poucos…

março 13, 2024

Boleto Go-Net Fibra Maceió – Emitir 2ª Via (Painel do Cliente e WhatsApp)

A conexão com a internet já faz parte da despesa fixa de todo brasileiro e…

março 13, 2024