IPTU Rio de Janeiro 2023| consultar datas, valor e segunda via

Posted by

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma taxa anual que os proprietários de imóveis devem pagar à prefeitura do Rio de Janeiro. O dinheiro arrecadado é utilizado para financiar serviços públicos essenciais, como saúde, educação, segurança e saneamento básico. 

Para evitar multas e juros, é importante ficar atento aos dados de pagamento e aos valores devidos. Seja como for, aqui você aprenderá como consultar o IPTU Rio de Janeiro 2023 e como obter a segunda via do boleto.

IPTU Rio de Janeiro
IPTU Rio de Janeiro (foto/divulgação)

Como consultar o IPTU Rio de Janeiro 2023

A consulta do IPTU Rio de Janeiro 2023 pode ser feita de forma simples e rápida através do site oficial da prefeitura, que disponibiliza um sistema online para emissão de boletos e informações sobre a taxa. Para consultar o valor devido, você precisa ter em mãos o número de inscrição do imóvel ou o CPF ou CNPJ do proprietário.

Ao acessar o site, você deverá selecionar a opção “IPTU” e, em seguida, escolher a opção “2ª via de IPTU” ou “Consulta de Débitos”. Após inserir as informações solicitadas, como o número de inscrição ou CPF/CNPJ, será possível visualizar o valor do IPTU e imprimir a segunda via do boleto.

Como calcular o IPTU Rio de Janeiro 2023

O IPTU Rio de Janeiro 2023 é calculado com base no valor venal do imóvel, que é determinado pela prefeitura. Esse valor é multiplicado pela alíquota estabelecida pela legislação municipal, que varia de acordo com a localização e o tipo de imóvel. De tal forma, o valor do IPTU pode ser influenciado por outros fatores, como a área construída, o uso do imóvel e a idade da construção.

Como obter a segunda via do IPTU Rio de Janeiro 2023

Caso você perca ou não receba o boleto do IPTU Rio de Janeiro 2023 em sua residência, é possível obter a segunda via através do site oficial da prefeitura acessando esse link ou em uma das unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda. Para isso, basta informar o número de inscrição do imóvel ou o CPF/CNPJ do proprietário e selecionar a opção “2ª via de IPTU”.

Qual a data de vencimento do IPTU Rio de Janeiro 2023

A data de vencimento do IPTU Rio de Janeiro 2023 ainda não foi divulgada pela prefeitura. No entanto, é importante ficar atento aos prazos para evitar multas e juros. Normalmente, o IPTU é pago em parcela única ou em 10 parcelas, dependendo até da legislação municipal.

Como evitar multas e juros no pagamento do IPTU Rio de Janeiro 2023

Para evitar multas e juros no pagamento do IPTU Rio de Janeiro 2023, é fundamental ficar atento aos dados de vencimento e aos valores devidos. Caso não seja possível quitar a dívida de uma só vez, é possível parcelar o valor em até 10 vezes, desde que a parcela mínima seja respeitada.

Leia mais: Como Assinar Netflix via PIX ou Boleto; Veja este passo a passo

Comente sua experiencia com este cartão de crédito

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.