O Cartão Construcard Caixa foi criado como forma de facilitar o financiamento do projeto de reforma.

Reformar a casa pode ser um processo empolgante, mas que requer muita atenção e planejamento, afinal existem diversas formas de custear o projeto, bem como profissionais disponíveis no ramo.

Reformas costumam comprometer boa parte do orçamento familiar, visto que os recursos e a mão de obra estão cada vez mais caros e os preços aumentam a cada dia.

Para facilitar a vida dos clientes, Caixa Econômica Federal criou o Construcard, como forma de ajudar as famílias com condições financeiras mais baixas ou que não dispõem da quantia total necessária para viabilizar uma obra de construção ou reforma.

Veja como o programa do Cartão Construcard funciona, seus benefícios e as condições de pagamento possíveis. E a primeira coisa a se saber é que o cartão é uma modalidade de financiamento.

O Construcard foi criado como uma linha de crédito, para que as pessoas possam realizar a compra dos materiais de construção necessários em lojas credenciadas pelo banco.

Como funciona o Construcard

Como já mencionado, o Construcard é um financiamento que se divide em duas etapas; são elas a utilização e a amortização. Vamos entender como cada uma delas funciona.

Na etapa de utilização, é feita a liberação do cartão para compras relativas a obra, podendo ser usado em lojas de materiais de construção na forma de cartão de crédito.

A etapa de amortização é onde ocorre a quitação da dívida, de forma que as parcelas serão debitadas diretamente na conta corrente do contratante. O valor não sofrerá alteração, ou seja, permanece o mesmo até o final do contrato.

Entretanto, para solicitar o Construcard, o cliente deverá oferecer uma espécie de garantia para prosseguir com a operação. Atualmente a Caixa aceita alienação fiduciária de automóvel ou imóvel, caução de depósito e aplicação financeira como formas de garantir esta modalidade de crediário.

Uma das vantagens que podem ser oferecidas conforme o perfil do cliente é a atualização das condições de pagamento, podendo estender os prazos de pagamento para até 240 meses com juros atrativos na faixa de 2,5% ao mês.

Quem pode contratar o Construcard Caixa

A Caixa Econômica Federal é pioneira em oferecer soluções e facilitar o acesso de créditos à população, porém os interessados em contratar qualquer modalidade de crédito precisam cumprir alguns requisitos.

Se tratando do Construcard, o cliente deverá:

  • Ter, pelo menos, 18 anos completos ou ser emancipado;
  • Ser pessoa física;
  • Possuir conta corrente na Caixa;
  • Ser aprovado na avaliação de crédito.

Quais as vantagens e desvantagens do Construcard Caixa

Em primeiro lugar, se a intenção do cliente ao contratar o financiamento for a compra de material de construção, o cartão é sim uma ótima alternativa, especialmente pelas condições e facilidade no pagamento.

Além disso, caso o contratante more de aluguel, utilizar o Construcard Caixa pode ajudar no processo de construção da casa própria, fazendo com que a pessoa saia da dívida do aluguel.

Porém, uma desvantagem que pode desagradar alguns é o fato de não ser possível custear a mão de obra do projeto, como arquiteto, por exemplo. Outra desvantagem é que nem todas as lojas de materiais aceitam o cartão.

Como simular o financiamento do Construcard

Atualmente, a linha Construcard Caixa oferece um simulador onde é possível consultar os prazos e condições de pagamento. Importante ressaltar que quanto melhor for o relacionamento do cliente com o banco, melhores as condições oferecidas.

É de extrema importância realizar a simulação para entender e comparar se as parcelas, bem como as taxas de juros, cabem no orçamento familiar do cliente, garantindo que não haverá atraso nos pagamentos.

A simulação pode ser feita no próprio site da Caixa; basta preencher com as informações solicitadas e pronto, todas as condições e prazos serão mostrados para que o cliente escolha o melhor ou mais viável para seu orçamento mensal.


Wesley Reis
Wesley Reis

Produz, revisa e publica conteúdos online desde 2007. Geocities, Blogger, Wordpress, Joomla e Outros. Mais de 10 milhões de visualizações entre as diversas plataformas web.

Comente sua experiencia com este cartão de crédito

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.