Os cartões de débito são mais fáceis de obter, porém você sabia que existem alguns pontos negativos do cartão de débito? A grande maioria das contas bancárias (corrente e poupança) oferece esse recurso aos clientes porque uma conta está vinculada à outra. 

Para fazer isso com sucesso, é importante manter o saldo da conta do cartão de débito positivo para garantir que as compras não sejam negadas devido a recursos insuficientes. Além disso, alguns bancos podem usar o cheque especial como lastro da conta, permitindo que as compras sejam aprovadas mesmo sem recursos. No entanto, os consumidores são obrigados a suportar os juros do crédito concedido através do cheque especial.

O que é um cartão de débito e como funciona?

Um cartão de débito é um método de pagamento eletrônico que acontece instantaneamente quando um usuário insere seu PIN de seis ou quatro dígitos. O dinheiro vem diretamente da conta desse usuário. É por isso que este é o tipo de pagamento mais próximo da moeda física.

Os métodos de pagamento surgiram no Brasil na década de 1980 e gradualmente substituíram os cheques. Hoje, as transações com esse meio de pagamento eletrônico são mais frequentes do que as transações com cartões de crédito.

Isso significa que para fazer compras com cartão de débito, você deve ter saldo suficiente em sua conta corrente ou poupança. Caso contrário, o pagamento será reprovado ou aprovado, mas o usuário entrará em cheque especial se houver uma linha de crédito disponível em sua conta.

Como obter um cartão de débito?

Normalmente, você precisará abrir uma conta corrente ou poupança em uma instituição financeira para usar um cartão de débito, pois o valor da compra é descontado automaticamente do seu saldo disponível.

Quais são pontos negativos dos cartões de débito?

Para te ajudar na escolha deste serviço, vamos falar dos pontos negativos do cartão de débito:

  • Cheque a descoberto: os bancos podem conceder cheque especial, com juros mensais elevados, se o valor dos bens adquiridos pelos consumidores for superior ao dinheiro na conta.
  • Sem parcelamento: como você só pode comprar à vista com cartão de débito, não pode parcelar.
  • Vinculação à instituição financeira: Todos os cartões de débito, exceto os pré-pagos, precisam estar vinculados a uma conta bancária.

Mas, será que ele só tem desvantagens? Claro que não! Abaixo mais detalhe de como usar o cartão de débito pode ser também vantajoso.

Quais são as vantagens de um cartão de débito?

  • Comodidade e segurança: os usuários não precisam levar dinheiro ou cheques quando saem.
  • Sem mais dívidas: pago em dinheiro.
  • Alta aceitação comercial: os cartões de débito são melhores para compras no atacado ou com desconto.
  • Planejamento financeiro: O consumidor não gastará mais do que o valor em sua conta.
  • Optar por sempre usar um cartão de crédito como forma de pagamento é uma escolha sábia, desde que você o use com responsabilidade e sempre pague o valor total da fatura até a data de vencimento. Caso contrário, você corre o risco de acumular dívidas com juros altos que não compensarão nenhum benefício oferecido.

Pronto! Agora com essas dicas fica mais fácil de saber se você aceita ou não ter um cartão de débito.

Leia mais: Como Assinar Netflix via PIX ou Boleto; Veja este passo a passo


Comente sua experiencia com este cartão de crédito

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.